8 diferentes tipos de backlinks que você pode criar

8 diferentes tipos de backlinks que você pode criar
Imagem de Austin Distel no Unsplash

Os backlinks continuam sendo uma das estratégias mais poderosas de SEO off-page. Por isso, descubra 8 tipos de backlinks para usar em suas publicações.

Mesmo com as mudanças nos algoritmos, os backlinks seguem como um dos pilares do ranqueamento nos buscadores. A ferramenta funciona como um voto de confiança, quanto mais sites relevantes apontarem para o seu conteúdo, maior a credibilidade percebida.

Nem todos os links de referência são criados da mesma forma. Cada um possui papel específico na estrutura de link building e influência de maneira distinta o desempenho orgânico. 

Por isso, confira como cada tipo de backlink funciona e quando usá-lo para maximizar os resultados das suas estratégias de SEO.

Uma visão ampla sobre os tipos de backlinks

Há diversas estratégia para a construção de links que impulsionam o ranqueamento da página. 

Uma importante estratégia de backlinks usada é o guest post, ou seja, postagem como convidado. Consiste em escrever para um site terceiro e incluir links para o seu conteúdo. Assim, além de contribuir com a outra página, você atrai público qualificado para assuntos ou temas específicos do seu site.

É claro que, para criar backlink de qualidade o site que referência precisa ser:

  • Relevante;
  • Ter autoridade;
  • Links devem ser inseridos de modo natural;
  • Ter o atributo dofollow.

Entendendo os diferentes tipos de backlinks

Embora no início entender como fazer backlinks de qualidade​ pode ser desafiador, à medida que se observa sites com olhar mais criterioso, é possível identificar quais backlinks foram utilizados.

De maneira ampla, eles podem ser classificados como:

  • Backlink dofollow: hiperlinks que permitem que os mecanismos de busca rastreiam a página. São considerados votos de confiança. Aqui acontece o link juice com um site terceiro transferindo parte da sua autoridade para o seu domínio;
  • Backlinks nofollow: proprietários dos sites indicam aos mecanismos de busca que eles não devem segui-los. Ou seja, nenhuma autoridade será transferida para a página vinculada.
  • Backlink patrocinado: trata-se de comprar backlinks usando o atributo “patrocinado”, que informa aos buscadores que o link foi adquirido. Mesmo que direcionem o tráfego e aumentem o reconhecimento da marca, esses links não transmitem valor na forma de link juice. Além disso, os links patrocinados devem ser usados com cautela. Sua prática possui regras específicas e podem ter consequências judiciais se mal utilizado.  

Tipos de backlinks para usar em suas estratégias de SEO

Backlinks de links quebrados: recupere oportunidades perdidas

8 diferentes tipos de backlinks que você pode criar
Imagem de Markus Spiske no Unsplash

Envolve a substituição de um link quebrado (causado por exclusões ou mudanças na URL), por um conteúdo seu que seja relevante ao tema.

Na prática é possível usar ferramentas como Ahrefs ou Semrush para buscar em sites do seu nicho links que não funcionam. Então, você cria ou encontra um conteúdo que seja pertinente e condizente com a publicação do terceiro e entra em contato com o dono do site sugerindo-o como substituto.

Backlinks de mídia social para ampliar  o alcance orgânico 

Como o nome sugere, são links compartilhados em redes sociais. Para criá-los, publique conteúdos compartilháveis, como vídeos, infográficos e artigos, adicionando links que direcionam o público para seu site.

A construção do link building tem como base o incentivo aos seus seguidores a compartilhar e interagir com o conteúdo.

Aqui também entra a categoria de backlinks criados pelos próprios usuários. Significa a produção de links de referência em comentários, fóruns, blogs e redes sociais. 

No entanto, esses links têm a característica de serem nofollow. Por isso, é preciso incentivar a prática comentando publicações com conteúdo de valor real. Porém, tenha atenção para evitar spam e autopromoção direta.

Backlinks de podcasts: visibilidade em novos formatos

É um modelo de hiperlink incluído nas descrições de episódios que você participa e pode gerar tráfego qualificado, caso o podcast tenha boa audiência.

Para aplicar, procure podcasts do seu nicho e se ofereça como convidado destacando a inclusão de links na legenda ou notas de cada episódio.

Backlinks de páginas de recursos 

Esses tipos de backlinks são links que transmitem autoridade contextual e relevante para o nicho porque listam recursos úteis sobre determinado tema.

Use o operador de busca avançada do Google (inurl: recursos + palavra-chave) para descobrir termos específicos que serão a base para a criação de materiais valiosos. Posteriormente, envie e-mails para os sites sugerindo a inclusão do seu conteúdo como recurso útil.

Backlinks editoriais para menções naturais

Trata-se de backlinks inseridos espontaneamente. São extremamente valiosos por serem considerados recomendações naturais.

Nesse sentido, para ser referenciado, seu conteúdo precisa ser útil e informativo. Invista em estudos, guias e dados aprofundados.

Além disso, procure promovê-lo em seu setor, construindo relacionamentos duradouros que irão facilitar menções futuras. 

Backlinks de guest post: autoridade com conteúdo colaborativo

Backlinks de guest post: autoridade com conteúdo colaborativo
Imagem de Freepik

Essa é uma das melhores práticas de como conseguir backlinks de qualidade gratis. Refere-se à prática de escrever artigos, como autor convidado em outros sites, e incluir links que direcionam o leitor para sua página.

Para essa estratégia, será preciso encontrar sites parceiros, enviar uma proposta e escrever material alinhado ao tema  com links naturais para seu site.

Backlinks pagos: investimento estratégico

Esse método se fundamenta em obter links mediante pagamento ao dono de um site ou serviço. Uma ressalva: esses backlinks só serão de qualidade, se usados da maneira adequada. 

Para aplicá-lo, negocie apenas com sites confiáveis e relevantes. As inserções precisam ser naturais e seguirem boas práticas. 

Uma dica de ouro para não afetar a credibilidade da sua marca é evitar redes de links ou sites genéricos. 

Backlinks recíprocos com parceiros confiáveis

Como o nome sugere, é uma parceria para que os domínios se referenciem mutuamente. No entanto, essa estratégia deve ser usada com moderação, para que não haja penalizações.

Busque por sites do seu nicho e estabeleça critérios transparentes sobre a troca, priorizando qualidade e relevância.

Como aplicamos os diferentes tipos de backlinks em nossas estratégias de marketing de conteúdo SEO

A nossa agência de marketing de conteúdo especializada em SEO aplica diferentes tipos de backlinks de forma estratégica para:

  • Aumentar a autoridade do site do cliente;
  • Melhorar o ranqueamento orgânico; 
  • Gerar tráfego qualificado. 

Abaixo, explico como isso acontece na prática, com os principais tipos de backlinks e como cada um é usado:

1. Backlinks editoriais (naturais)

Como nossa agência aplica:

  • Criamos conteúdos valiosos (posts, infográficos, pesquisas originais, guias completos) que outros sites referenciam espontaneamente.
  • Publicamos materiais em blogs e portais relevantes com conteúdo que responde a dúvidas comuns ou traz novos dados.
  • Investimos em estratégias de Content PR para alcançar menções em veículos de imprensa ou sites de autoridade.

Nosso objetivo:

Aumentar a autoridade do domínio e reforçar a reputação com links naturalmente conquistados.

Exemplo:

Backlinks editoriais
Imagem: Portal FOCO

Acima, um exemplo de tabela inserida no conteúdo gerado pela nossa equipe de redatores SEO. Além de ser um texto otimizado para SEO, ele também atende as estratégias de UX, Experiência do Usuário. É completo, responde as dores do leitor e, por isso, tem grandes chances de o link ser inserido em portais renomados.

2. Guest posts (artigos como convidado)

Como a agência aplica:

  • Entra em contato com blogs e portais parceiros ou do mesmo nicho para publicar artigos originais, com backlinks contextualizados para o cliente.
  • Produz conteúdos úteis que façam sentido para o público-alvo do site parceiro.
  • Mantém a naturalidade do link, respeitando diretrizes de SEO.

Objetivo:

Gerar backlinks relevantes e controlados em domínios com boa reputação, aumentando autoridade e tráfego.

Exemplo:

Guest posts
Imagem: portal UAI

A imagem acima mostra um conteúdo criado pela nossa equipe e postado no portal parceiro UAI. Inserimos o backlink de forma natural para o nosso cliente Wondershare UniConverter, como a imagem mostra.

Por ser um site de excelentes métricas, as chances de o leitor clicar no link e ser redirecionado para a página do cliente são grandes. Isso contribui para aumentar a visibilidade no portal do cliente e elevar sua taxa de conversão.

3. Backlinks de fóruns e comunidades

Como nossa agência aplica:

  • Participamos de fóruns, como Quora, Reddit e comunidades técnicas ou de nicho.
  • Respondemos a perguntas de forma útil, inserindo links apenas quando for relevante e permitido pelas regras do fórum.
  • Usamos assinaturas com links em fóruns especializados (quando aplicável).

Objetivo:

Gerar tráfego qualificado e posicionar o cliente como referência, com links contextuais.

Observação importante:

Uma agência séria evita backlinks tóxicos ou comprados indiscriminadamente. Ela:

  • Monitora a qualidade dos links com ferramentas como Ahrefs, Semrush ou Google Search Console.
  • Remove ou rejeita backlinks prejudiciais (disavow).
  • Trabalha a longo prazo para construir uma base sólida e natural de backlinks.

Então, agora que você conhece os 8 tipos de backlinks mais importantes, é hora de aplicar essas estratégias e construir uma presença digital com maior autoridade, tráfego e resultados.

Quer ajuda para colocar essas estratégias em prática? Fale com nossos especialistas em SEO e fortaleça seu SEO com backlinks de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *