Guia Oficial Cannes Lions pelo Estadão tem autoria de publicitário catarinense

Com participação na organização oficial de dois dos maiores festivais de Propaganda do mundo, o Cannes Lions e o Festival de Londres (D&AD), Guilherme da Luz, publicitário catarinense que reside atualmente em Praga, revela que apenas uma grande ideia não faz você levar um Leão. Com larga experiência nesses eventos, ele preparou o “Guia de Categorias Cannes Lions” com exclusividade para o Estadão, representante oficial do evento no Brasil.

Segundo Guilherme, falta ainda as agências acertarem na preparação de suas campanhas. Infelizmente, muitas delas não sabem elaborar suas campanhas com efetividade para fortalecer suas inscrições e conquistar ao máximo os jurados. Erros comuns, como: inscrições em categorias erradas, tradução mal feita, a defesa fraca de case criativo, baixa qualidade na produção de peças, o que resulta em perda de pontos, ou seja, uma campanha que valeria um ouro pode até ficar fora do short-list.
Conte uma bela história de uma grande ideia
Se você levar em consideração que os jurados levam em média menos de um minuto para avaliar uma peça, entenderá o quanto é importante um video-case bem feito, como é para categorias Promo, Media, Design, PR e Direct. A diferença é que quando eles suspeitam que a ideia é realmente boa eles dão o play e assistem o video-case, esse é o divisor de águas. O ideal é focar em exemplos que deram certo, a campanha chocolate Rom ganhou 2 Grand Prix em 2011, qual foi o diferencial? A utilização de uma ideia simples e conhecida, eles mudaram a embalagem de um produto e fizeram os consumidores reclamarem, em seguida, a explicação, tudo não passava de uma brincadeira. Vale citar também a campanha de doação de órgãos do Sport Club Recife que teve um vídeo-case emocionante e foi premiada por várias vezes em 2013.
Inspire-se em campanhas que deram certo para inscrever suas peças!
Como a campanha Old Spice “The Man your men could smell like” ou Retratos da Real Beleza, da Dove. Sabia também que exibir o resultado mensurável de uma campanha é relevante? Quantos produtos a mais você vendeu graças a sua campanha? Teve diferencial no faturamento se comparado ao ano anterior? Sua campanha conseguiu modificar hábitos do consumidor?
A média de ideias que vão para o short-list numa edição de um Festival Cannes é de 7%, o que significa que não basta sua ideia ser somente genial, porém, ainda mais genial que as outras 93% que concorrem no evento. Acontece que uma ideia pode até não entrar no short-list para mídia impressa, mas pode angariar um ouro em Design pelo layout bem feito. O publicitário exemplifica que em 2010, recomendou e coordenou a inscrição de uma peça que estava apenas em mídia impressa, um trabalho do DK Books Y&R. Com a inclusão da peça na categoria Design(Ponto de Venda) o resultado foi um Leão Bronze inédito para agência. Guilherme trabalhou com empresas de peso como TBWA (Berlin), Landor (Ohio), a Leo Burnett e F/Nazca (São Paulo).
Vai deixar que o estagiário ou a secretária inscreva as suas peças?
A inscrição da campanha é um ponto estratégico. Um erro é minimizar essa etapa. Há empresas que deixam para o estagiário ou outro funcionário fazer a inscrição somente porque entende inglês e pode fazer tudo sozinho. Agências como a JWT Wordwide Chicago tem um profissional especializado somente para realizar a inscrição. Por exemplo, a Jeniffer Skidgel, com mais de 5 anos como Gerente Global de Festivais, dedica-se à essa etapa e conhece todos os atalhos de produção de um video-case, de preparação das peças e de defesa de conceito, o que são pontos primordiais e fazem a diferença.
Você pode até colocar uma nota para os jurados: “ Não esqueça de ver nosso video-case”. Pode acontecer deles não lembrarem de assistir o video e darem a nota apenas pelo que foi analisado da peça de apresentação.

Desde 2010, Guilherme presta consultoria para agências do mundo inteiro e que desejam inscrever peças em Festivais Internacionais de Publicidade. Em 2013 também realizou a cobertura inédita do Cannes Lions para Santa Catarina pelo Portal Acontecendo Aqui e repetirá neste ano com a companhia do editor do portal.

Artigo publicado com exclusividade no Acontecendo Aqui.